jun 12, 2021
31 Visualizações
Comentários desativados em VOCÊ se COBRIU ERRADO a VIDA INTEIRA? Nós Testamos!

VOCÊ se COBRIU ERRADO a VIDA INTEIRA? Nós Testamos!

Por

É sabido que, na multiplicação, a ordem dos fatores não altera o produto, mas e a ordem dos cobertores? Faz diferença na hora de se esquentar?? Nós testamos!

Além de aprendermos qual é o melhor tipo de cobertor, também vamos entender de uma vez por todas com esta experiência de física por que o cobertor esquenta. Para fazer nosso teste, utilizamos equipamentos de altíssima qualidade: duas câmeras térmicas e um boneco que simula o corpo humano.

Vamos aos testes? O primeiro que entrou em campo foi o sobre lençol. Sim, lençol é aquele que vai no colchão, sob a gente. O que nos cobre é o sobre lençol. Mas, voltando ao assunto principal, será que aquele tecido fininho é capaz de esquentar alguém?

Olhando nossa câmera térmica, pudemos perceber que o calor “vaza”, e o sobre lençol não desempenha um bom papel como isolante térmico. O quê? Fomos enganados? Na verdade, não. O sobre lençol não tem função de esquentar. Por ser feito de algodão, na maioria das vezes, a ideia é que ele absorva a umidade do nosso corpo e também seja uma camada de higiene, já que não lavamos cobertores com tanta frequência.

Depois de 1 hora e 20 minutos, a temperatura do nosso boneco estabilizou em 36,2ºC, hora de ir para o próximo teste: mantinha xadrez!

Após colocarmos aquela peça tradicional de casa de avô e avó em cima de nosso boneco, vimos que a temperatura dele baixou. Isso mesmo! Ao contrário do que imaginávamos, que a temperatura do boneco se elevaria com mais uma camada, vimos que aconteceu exatamente o contrário. Mas por que?

Isso é pura física! O que o cobertor faz é criar uma barreira que não deixa o calor do corpo dissipar. E o que explica o nosso boneco ter resfriado com o cobertor?

Acontece que o cobertor estava regulado com a temperatura ambiente, que estava mais fria do que o boneco. Sabe quando você entra embaixo das cobertas em um dia muito frio e sente tudo gelado? É a mesma coisa. Com o tempo, os cobertores irão armazenar a temperatura do nosso corpo e tudo ficará mais quentinho.

Então, se o cobertor preserva o calor, ele também pode segurar uma temperatura baixa? Bingo! Como já foi dito, o cobertor é um isolante térmico, sendo assim, se colocarmos um cobertor em volta de uma bebida geladinha, preservamos ela assim por mais tempo.

Existem três formas de se transmitir calor. O primeiro, e o mais comum de se ver no dia a dia, é o contato (ou condução). Ao encostarmos dois objetos com temperaturas diferentes, há uma transferência de energia do mais quente para o mais frio até que ocorra uma equilíbrio de temperatura.

A segunda forma é a convecção, ou seja, o movimento que existe no líquido e nos gases. Exemplificando, quando o ar frio entra em contato com nosso corpo que está mais quente, ele também esquenta e logo sobe, abrindo espaço para mais ar frio. Por isso, em dias de vento, nos sentimos mais gelados, pois essa troca acontece em uma maior velocidade.

Finalmente, o último jeito é a irradiação — ou ondas eletromagnéticas. É exatamente desse jeito que o calor do Sol chega até nós. O astro emite ondas eletromagnéticas que nos esquentam.

O cobertor, que é feito de um material felpudo, está cheio de ar, que, por ter menos moléculas que um objeto sólido, também age como isolante térmico durante o contato. Além disso, este ar está aprisionado entre os pelinhos do cobertor, e não consegue realizar a convecção, que é a saída do ar quente e a chegada do ar frio.

Agora que entendemos toda a ciência por baixo… quer dizer, por trás do cobertor, vamos à parte mais experimental: se alterarmos a ordem das cobertas, teremos uma diferença na temperatura? Confira no vídeo!

Ah! E não se esqueça de deixar o seu joinha e compartilhar esse vídeo com aquele amigo friorento!

► Faça uma garrafa térmica em casa! youtu.be/JqJcKtNS1zM
► NUNCA FAÇA ISSO no FRIO! youtu.be/qd_oX1UEpQs
► Loja Oficial do Manual do Mundo: lojadomanual.com.br
► Inscreva-se: youtube.com/user/iberethenorio?sub_confirmation=1

Dúvidas e sugestões: contato@manualdomundo.com.br
Negócios: atendimento@manualdomundo.com.br
Imprensa e convites: assessoria@manualdomundo.com.br

Site: manualdomundo.com.br
Facebook: facebook.com/manualdomundo
Instagram: instagram.com/manualdomundo
Twitter: twitter.com/manualdomundo

Facebook Mari: facebook.com/marifulfaroreal
Instagram Mari: instagram.com/amarifulfaro

Twitter Iberê: twitter.com/iberethenorio

CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva: Mari Fulfaro
Gerência de projetos: Marcel Albert
Câmera: Felipe Reis
Roteiro e consultoria técnica: Roberto “Pena” Spinelli
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Assistentes de produção: Arthur Okuda, Vitor Savazzi Moreira
Edição e finalização: Cristiane Poveda
Agradecimento: André Mafra, Engehall Elétrica

📩Manual do Mundo Comunicação LTDA
Caixa Postal 77811
CEP 05503-970 SP – SP

Categoria do post:
Curiosidades

Comentários estão fechados.